As sequências de dança sempre foram presentes na história do cinema, seja como assunto principal ou apenas para dar uma sacolejada no enredo. E é esta fusão de linguagens e emoções que se tornaram inesquecíveis e que destacaremos aqui no blog.
Escolhas e listas são sempre aquele dilema, então para evitar a fadiga vamos relembrar alguns desses momentos marcantes da sétima arte.
Caso sintam falta da sua sequência preferida listada, deixe um comentário logo abaixo. E vamos a elas;
1. Tatuagem, de Hilton Lacerda.
Paulete, a estrela de um ousado grupo de teatro, recebe a visita de seu cunhado militar, o jovem Fininha. Surge um tórrido relacionamento entre os dois, e agora o soldado precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.
2. Viver a Vida, 1962, de Jean-Luc Godard
Representante da Nouvalle Vague, o filme conta a história de Nana (Anna Karinna),
uma jovem parisiense que trabalha em um loja de discos, e que está desiludida pela pobreza e seu casamento em ruínas. Na esperança de se tornar uma atriz famosa, ela abandona o marido e se entrega à vida de prostituição.
Impossível falar de dança no cinema sem lembrar do ator John Travolta. São hits e diversas cenas antológicas que poderíamos citar só em Pulp Fiction ou em Grease, por exemplo. No entanto, para não monopolizar o assunto, vamos escolher apenas um representante da sua filmografia.
3. Embalos de um Sábado à Noite
O filme foi responsável pelo boom da disco music no final dos 70 e transformou o ator na grande sensação de Hollywood daquela época.
4. Shall We Dance?
O Dança Comigo, lançado no Brasil em 1998, é uma comédia japonesa inesquecível. Com algumas cenas emocionantes e outras sequências muito divertidas, o filme é sobre um contador bem-sucedido, com uma família amável, mas que se sentia incompleto, até que a dança de salão revigora a sua existência vazia.
5. Frida
Um dos maiores nomes da história da arte, a pintora mexicana Frida Kahlo se casa com o artista Diego Rivera, com quem compartilha suas opiniões políticas radicais, paixão e trabalho. Na cena escolhida, ela dança com a fotógrafa italiana Tina Modotti.
6. Joker
Isolado, intimidado e desconsiderado pela sociedade, o fracassado comediante Arthur Fleck inicia seu caminho como uma mente criminosa após assassinar três homens em pleno metrô. Sua ação inicia um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.
7. O Auto da Compadecida
A hilária cena acontece no filme que conta as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver.
8. Billy Elliot
A vida de um menino, filho de mineiro, muda quando ele assiste a uma aula de balé. O garoto que tem um talento natural para a dança fica dividido entre sua inesperada paixão e os problemas de sua família, que é contra sua nova atividade.
9. Cabaret
Na Berlim de 1933, uma cantora americana se transforma em atração no Kit Kat Club. Sua vida, carreira e amores se desenvolvem paralelamente à ascensão do nazismo, enquanto ela se envolve ao mesmo tempo com um professor de inglês e um nobre alemão.
10. Cantando na Chuva
O clássico dos clássicos conta a história de Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso e as revistas apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe. Porém o cinema falado chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.
Que bom que curtiu. Essa cena é muito linda mesmo, Bia. Obrigada pela dica!
Também tem uma cena de dança no cinema brasileiro que eu amo, essa aqui oh: https://www.youtube.com/watch?v=OcdM9K982y8 recomendo assistirem!
ai amei esse post! Dançar pra não dançar ! <3