top of page

19 de Junho, dia do Cinema Brasileiro

Destaque para algumas atividades de comemoração dessa histórica data. Confira aqui no blog!


Oficialmente o dia do cinema brasileiro é marcado na data de hoje. Isso se dá em referencia às primeiras imagens em movimento registradas em território nacional, feitas em 19 de junho de 1898 pelo italiano Afonso Segreto (foto logo abaixo) que registrou sua entrada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. No entanto, há quem celebre a data no dia 05 de novembro, que marca a primeira exibição cinematográfica pública, dois anos antes, em 1896.


Polêmicas à parte, os 120 anos de cinema brasileiro são celebrados pela gama de filmes produzidos nos seus mais variados gêneros, por suas memórias e também por grandes cineastas como Humberto Mauro, Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Carla Camurati, Anna Mulayert, Eduardo Coutinho, Walter Salles, Kleber Mendonça Filho, entre tantos outros cineastas.

Dentre as várias homenagens ao nosso cinema no dia de hoje, vamos destacar duas atividades, a pré-estreia do novo longa dirigido pelo pernambucano Cláudio Assis e o debate promovido pelas entidades de montadores, a EDT e a AMC. Confiram a seguir:


PIEDADE, 85 min, Brasil (sessão gratuita apenas hoje)

Com direção de Claudio Assis e um elenco de peso com nomes como Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond entre outros, o longa foi rodado em 2017, aclamado no Festival de Brasília e teve que adiar o seu lançamento devido à pandemia do covid-19. No entanto, o filme é um dos títulos que terão pré-estreia através da plataforma digital do circuito de salas de cinema do Espaço Itaú Play.


Trailer e sinopse:

Praia da Saudade, Piedade. Lá encontra-se o bar Paraíso do Mar, conhecido por sua deliciosa moqueca de cação e cerveja sempre gelada. Construído por Humberto Bezerra há mais de trinta anos, o lugar é gerido por sua viúva Dona Carminha e seu filho mais velho, Omar, e funciona como um dos focos da resistência local contra o avanço predatório da corporação petroleira Petrogreen. Quando o executivo paulista Aurélio chega, representando os interesses da Petrogreen, o cotidiano da família é abalado, trazendo à tona segredos há muito tempo escondidos e uma inusitada conexão com Sandro, dono de um cinema pornô do outro lado da cidade.


Cadastre-se na plataforma Looke e boa sessão!Clique aqui para assistir ao filme gratuitamente.

 

DETABE: TECNOLOGIAS DE INOVAÇÃO NO AUDIOVISUAL (HOJE 17H)


Qual é o futuro do audiovisual? E quais tendências e tecnologias vão ser ou estão sendo usadas no Brasil e no mundo?

Como parte do também adiado 1º Grande Encontro de Montagem, acontece nessa sexta-feira, às 17 horas, um encontro ao vivo sobre tecnologias de inovação na montagem com foco especialmente em virtual machines, inteligência artificial e novas configurações de workflow na pós produção audiovisual. A live conta com o supervisor de edição da Rede Globo, Carlos Eduardo Kerr, edt., Felipe Baez, consultor de TI e workflow e será mediado por Tiago Taboada, da AMC.


Enquanto uma nova realidade para encontros presenciais não se concretiza, as entidades estão desenvolvendo algumas atividades abertas e virtuais. Trata-se de uma nova perspectiva para expandir horizontes, estimular novos debates e desafios do nosso segmento.



Fontes


bottom of page