top of page

DIÁLOGOS NACIONAIS: CINECLUBES

Iniciativa da Escola de Políticas Culturais busca contribuir no processo de implementação da Lei Aldir Blanc. Confira hoje, as 20h o bate papo com os cineclubistas.

Cineclubes são espaços democráticos, sem fins lucrativos, que estimulam o público a ver e discutir o cinema. E, através dele, refletir sobre a realidade. A exibição da obra cinematográfica escolhida não tem base em critérios comerciais, mas sim critérios artísticos, culturais e sociais.


Qual o panorama dos cineclubes hoje no Brasil? Quais as políticas já construídas e atualmente existentes para o setor ? Como os Cineclubes brasileiros poderão ser beneficiados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc ?


Estas e muitas outras questões estarão em debate nos Diálogos Nacionais dos Cineclubes que acontecerá nesta quarta-feira, às 20h, junto do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), com representações regionais de todo o país, parlamentares e gestores culturais.


Os Diálogos Nacionais são uma iniciativa da Escola de Políticas Culturais para contribuir no processo de implementação da Lei Aldir Blanc, na perspectiva de fortalecer as bases Sistema Nacional de Cultura e da Política Nacional de Cultura Viva, garantindo a efetivação dos direitos culturais consagrados pela Constituição Federal de 1988.


O CNC – Conselho Nacional de Cineclubes, fundado em 1961 (hoje denominado Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros) é uma entidade que busca o desenvolvimento das políticas públicas para o audiovisual, participando de ações e propondo espaços para a expansão do Cineclubismo no Brasil.




Fonte

Saiba mais e acesse a rede Escola de Políticas Culturais:


bottom of page