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S.O.S Cinemateca

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira. Tem o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros.

O MANIFESTO


A comunidade cinematográfica brasileira, representada por suas entidades, vem manifestar a sua inconformidade com a grave crise que se aprofunda e pode levar à falência da Cinemateca Brasileira.

A Cinemateca é uma conquista histórica do cinema brasileiro. Nela está depositada a maior parte das imagens domésticas, filmes de todos os gêneros e bitolas, programas de TVs e jornais televisivos que o nosso país já produziu ao longo dos últimos 100 anos. Ela é a memória viva de nosso país e o testemunho da grandeza atingida por nosso cinema ao longo da sua existência. O trabalho de restauro desenvolvido pela Cinemateca foi considerado de excelência pelos principais centros especializados do mundo.

No entanto, estamos assistindo à inaceitável deterioração de suas funções que já atingiu um patamar absolutamente incompatível com a sua importância. Técnicos valiosos e especializados foram demitidos e as atividades foram reduzidas drasticamente. Entre outras coisas, isso se refletiu na subutilização dos equipamentos de ponta, fruto de vultosos investimentos, que correm o risco de sucateamento.

Há muito a Cinemateca, em grave crise financeira, não recebe recursos governamentais necessários para o seu pleno funcionamento. Desde de abril, está com os salários dos poucos funcionários que restam atrasados e luta para pagar a conta de luz, que pode ser cortada a qualquer momento. Um eventual apagão elétrico será desastroso, pois atingirá a climatização das salas onde estão arquivados verdadeiros tesouros de seu acervo histórico. Sem refrigeração e inspeção constante, os filmes em nitrato de celulose- material altamente inflamável – ficarão expostos ao tempo e podem entrar em autocombustão como já ocorreu em 2016. A lista de obras ameaçadas inclui filmes da Atlântida, da Vera Cruz, tudo o que restou do cinema silencioso brasileiro, arquivos históricos de Glauber Rocha e grandes filmes restaurados pela cinemateca – a história do audiovisual nacional corre enorme risco.

Todo esse processo de irresponsável negligência se combina com o afastamento da comunidade cinematográfica nacional que não é consultada ou sequer informada a respeito dos rumos desta instituição.

Por acreditarmos que a interlocução da Cinemateca Brasileira com a comunidade cinematográfica é essencial para o seu urgente e devido resgate, reivindicamos a formação de uma comissão com membros indicados pelas principais entidades cinematográficas do país a fim de que se estabeleça um contato formalizado e periódico, condição sine qua non para que se trabalhe com transparência e a Cinemateca volte a assumir a sua vocação pública primeira de preservar e difundir o cinema brasileiro.

Para isso, exigimos que o governo federal providencie imediatamente a dotação urgente e necessária para que a Cinemateca Brasileira volte a funcionar plenamente e em bases seguras para os filmes nela depositados – patrimônio cultural e histórico de nosso país.


ENTIDADES QUE ASSINAM O MANIFESTO ENTIDADES NACIONAIS – ORDEM ALFABÉTICA

ABC Associação Brasileira de Cinematografia, ABD Associação Brasileira de Documentaristas , ABPA Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, ABRA Associação Brasileira de Roteiristas, ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, ABRACI Associação Brasileira de Cineastas, ABRANIMA Associação Brasileira de Animação, ACCIRS -Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, ANDAI Associação Nacional Distribuidores do Audiovisual Independente, APACI Associação Paulista de Cineastas, APAN Associação Paulista do Audiovisual Negro, API Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro, APRO Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, APROCINE Associação de Produtores e Realizadores de Cinema e Audiovisual DF, CONNE Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste, DBCA Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual, FORCINE Fórum Brasileiro de Ensino de Cine e Audiovisual, FÓRUM DOS FESTIVAIS – Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema, FUNDACINE Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul, SANTACINE Sindicato da Indústria do Audiovisual de Santa Catarina, SIAESP Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, SIAV Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, SICAV Sindicato da Indústria Audiovisual, SINDAV-MG Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais, SINDCINE Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual, SOCINE Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, STIC Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual, Mostra Internacional de São Paulo, PAVI – Pesquisadores do Audiovisual e da Iconografia


ENTIDADES INTERNACIONAIS – ORDEM ALFABÉTICA

BIBLIOCI – Red de Unidades de Información Especializadas en Cine y Medios Audiovisuales, Cinémathèque Française – França, Cinémathèque Suisse – Suíça, Cineteca di Bologna – Itália, CLAIM – Coordenadoria Latinoamericana de Archivos de Imágenes em Movimento, FIAF International Federation of Film Archives (152 cinematecas do mundo), FIPCA Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales, FIACINE – Federación Iberoamericana de Academias de Cine, Locarno Film Festival – Suíça


Fonte:




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